Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU Campus Bagé dispõe do Curso de Agronomia para o Vestibular de Verão 2015
Durante o mês que antecede o Vestibular de Verão 2015, vamos divulgar Curiosidades, Mercado de Trabalho, e o que é cada curso que será ofertado no Vestibular de Verão da Faculdade IDEAU 2015. Confira essa semana a Profissão Agrônomo, o profissional que estuda a cultura dos campos e a teoria da agricultura.
O curso de agronomia da Faculdade IDEAU, oportuniza à seus acadêmicos um ensino de excelência através do aperfeiçoamento teórico e prático, com professores de alto nível, modernos laboratórios em ambiente muito confortável, possuímos convênios com várias empresas do agronegócio possibilitando estágios e o ingresso dos acadêmicos no mercado de trabalho durante a graduação.
A Profissão:
Lembre-se em primeiro lugar: a designação correta para "Agrônomo" é "Engenheiro Agrônomo", portanto, você será um Engenheiro. A atividade deste profissional se centra no manejo sustentável dos recursos naturais visando à produção agropecuária. Na prática isso se traduz no desenvolvimento de projetos para a produção, transformação, conservação e comercialização de produtos agropecuários. Também atua na organização da produção e de propriedades rurais, otimizando as tecnologias produtivas. Pode atuar como pesquisador e na elaboração de estudos de análise técnico-econômica e políticas setoriais.
O Engenheiro Agrônomo pode realizar uma infinidade de atividades, porém, o que inicialmente "a grande maioria" imagina quando escolhe fazer agronomia é atuar na assistência técnica.
Existe uma analogia muito grande entre o Médico e o Agrônomo, sendo este o "doutor" das plantas.
Área de Atuação:
Economia e administração Agroindustrial: Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas. Coordenar programas de crédito rural para cooperativas e pequenos produtores.
Engenharia rural: Projetar obras em propriedades rurais, como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação.
Ensino: Lecionar em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.
Fitotecnia: Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.
Indústria e comercialização de alimentos: Supervisionar a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.
Manejo ambiental: Explorar racionalmente os recursos naturais, visando à preservação do meio ambiente, em atividades como elaboração de relatórios de impacto ambiental, manejo de dejetos, avaliação da aptidão das terras, saneamento de propriedades rurais, recuperação de terras degradadas e coordenação de projetos de reflorestamento.
Melhoramento animal e vegetal: Realizar pesquisas e desenvolver técnicas visando à melhoria da produção.
Produção agroindustrial: Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.
Silvicultura: Recuperar matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento. Preparar relatórios de impacto ambiental.
Solos: Preservar a fertilidade e controlar as propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.
Zootecnia: Controlar a produção de pastagens e grãos utilizados na agropecuária e planejar a criação dos rebanhos.
Àreas de atuação
Defesa sanitária: Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.
Mercado de Trabalho
O Brasil é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities agrícolas (matéria prima que têm o preço definido em bolsas de valores). Daí que as boas oportunidades para o engenheiro agrônomo em órgãos do governo, indústrias de sementes, adubos e equipamentos, em grandes propriedades rurais e na área de meio ambiente. "A preservação de recursos naturais em terras produtivas é o mais novo campo de atuação do agrônomo. E ele se diferencia de outros profissionais por ter uma visão ampla da relação entre a produção agropecuária e o meio ambiente", diz José Fernandes Barbosa Neto, coordenador do curso de Agronomia da UFRGS, em Porto Alegre. Outro setor promissor é o de biocombustíveis, que recebe do governo incentivos para o aumento da produção. Boa oferta de trabalho nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Mas cresce o número de vagas no Nordeste e no Norte.