Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Veterinária em Pauta: Acadêmicos debatem e trocam experiências durante palestra
Com o propósito de trocar experiências e contribuir na construção do conhecimento dos futuros profissionais, o evento Veterinária em Pauta promoveu, na última quinta-feira (16), uma palestra com a temática “Seleção e manejo de touros: Potencial de fertilidade do gado de cria”, ministrada pelo médico veterinário Walter Ney Ribeiro, pós-graduado em Zootecnia professor aposentado da pós-graduação da da UFPel e instrutor do SENAR-RS de bovinos de corte e ovinos e consultor em propriedades rurais.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença de alunos do curso de Medicina Veterinária, técnicos e produtores rurais do município de Bagé e região. A palestra focou na análise dos objetivos de sistemas produtivos pecuários com o foco reprodutivo, eficiência de matrizes e repetição de cria, e principalmente na importância do manejo do touro, sua fisiologia, impacto da qualidade genética na produção, aspectos morfológicos e funcionais de um bom reprodutor e exame andrológico para a estação de monta. Após a palestra ministrada por Ribeiro, o público presente teve a oportunidade de sanar dúvidas com o palestrante, gerando interação, debate e troca de experiências entre todos os presentes.
Dentre o público presente, participou do evento o médico veterinário Rafael Macedo, que, além de produtor rural, é representante da FARSUL Jovem e do Núcleo de Hereford e Braford da região da campanha. Ele parabenizou o evento e sua organização, ressaltando a qualidade do tema e a participação dos estudantes, ressaltando a importância de ações como o ‘Veterinária em Pauta’ para criar relacionamento entre a academia e os produtores rurais. O médico veterinário Hector Suñe, produtor rural, comentou sobre o potencial que a Faculdade IDEAU possui para ser um núcleo de disseminação de conhecimento para a região e capacitação de novos técnicos para atender as demandas do meio pecuário.