O egresso do Curso de Psicologia da Faculdade IDEAU deve possuir um sólido conhecimento teórico, metodológico e prático, com competência para atender às diferentes demandas sociais a partir do corpo de práticas da Ciência Psicológica. O Psicólogo deve estar habilitado para atividades de diagnóstico, planejamento e intervenção em contextos de saúde e/ou saúde mental, de trabalho, educacionais e em outros contextos sociais na perspectiva da melhoria das condições de vida humana, tanto de natureza individual como coletiva.
O Curso contempla a necessidade de aprender e contextualizar a diversidade de perspectivas teóricas que atuem na construção e compreensão do ser humano, promovendo a interlocução dialética com as áreas de conhecimento. A diversidade que compõe as visões de homem e de mundo dentro da Psicologia como ciência e profissão deve ser objeto de permanente reflexão por parte do egresso.
A formação de Psicólogo possibilitará a atuação ética, crítica e científica em diferentes contextos, considerando as especificidades relativas à diversidade étnica, cultural, social e econômica que caracterizam a região sul do Brasil. O egresso como agente mediador, deverá identificar, analisar, planejar, avaliar e promover ações que atendam às necessidades individuais e sociais, tendo como elemento norteador a observância dos direitos humanos, com vista a proporcionar melhorias na qualidade de vida em diferentes segmentos da sociedade.
Desse modo, o egresso estará capacitado para analisar criticamente o campo e os desafios de sua atuação, norteado por uma postura de reflexão ética constante sobre sua práxis de forma a contribuir na produção de conhecimento pautado pelo respeito ao sujeito humano e aos seus direitos fundamentais.
Conceito: 4 (2013)