Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
25/06/2012

Acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da IDEAU aproximam a tecnologia da Biblioteca da Escola Pedro Herrerias

Em uma reunião com todos os Professores, Direção e Representante da Secretaria Municipal da Educação, os alunos apresentaram o resultado do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático desenvolvido por eles, ou seja, uma proposta de automatização da biblioteca da Escola. Por meio do trabalho dos alunos, o controle de empréstimo e retirada de livros da biblioteca foi facilitado por eles ao criarem planilhas que auxiliarão nesse processo.
A proposta do projeto para a turma era a inserção de conhecimentos práticos de análise e desenvolvimento de sistemas na comunidade local. Os alunos desse grupo identificaram a necessidade da escola e propuseram melhorar a organização da biblioteca e padronizar suas atividades de locação de livros, de modo que as bibliotecárias pudessem se localizar melhor em seu ambiente de trabalho.
O grupo adquiriu chapinhas em formato de “L”e iniciou o processo de separação do acervo por categorias. Livros nas prateleiras, divididos adequadamente, o grupo passou então a colocar os envelopes e as fichas nos livros. Na ficha o aluno fica atento a data de devolução do livro.
Concluída essa primeira etapa, os alunos elaboraram uma planilha para controlar a movimentação dos livros. Na planilha fica registrada a identificação do aluno, do livro e dias da devolução. A planilha apresenta ainda a situação do livro – emprestado, devolver hoje e atrasado de acordo com a cor.
Terminada a criação da planilha a mesma foi implantada no computador da biblioteca. Orientações e treinamento de uso para as bibliotecárias também foram realizados pelo grupo.
De acordo com os alunos a iniciativa facilitou o controle da biblioteca. Foi extinto o antigo caderninho e todo método de controle passou a ser feito por um só lugar, no computador.
De acordo com o coordenador do curso e Diretor de Ensino Superior da IDEAU, professor Eduardo Schorr, “foi extremamente motivador para os Professores do semestre e também para a Coordenação verificar que os acadêmicos conseguiram atingir o objetivo de contribuir com uma Instituição de fundamental importância para o desenvolvimento do ser humano que é a Escola, por meio de um trabalho acadêmico. Além disso, ficou evidente o reconhecimento dos acadêmicos no sentido de entender a importância de sua inserção na comunidade onde vive e também de que ações voluntárias e sociais contribuem e muito na formação pessoal e profissional”, concluiu o professor.

Comentários