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INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
13/09/2021

Avaliação Institucional inicia nesta segunda-feira (13)

Organizado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), acadêmicos de todos os cursos da IDEAU, docentes e corpo técnico administrativo podem participar no período de 13 a 19 de setembro da Avaliação Institucional. O processo, que deve ser feito de forma online através do sistema acadêmico, ajudará a Instituição no melhoramento das suas atividades pedagógicas e culturais, bem como questões que envolvem infraestrutura e gerenciamento.

Ao contribuir com a avaliação, o indivíduo torna-se um sujeito ativo e participante no processo de construção de um espaço acadêmico e institucional cada vez melhor. “A avaliação é de suma importância, pois é a partir desta união, que temos a certeza de que construímos para a melhoria contínua da nossa Instituição.  Os avanços são refletidos no dia a dia de todos que fazem parte desta comunidade acadêmica, visto que estas contribuem para a qualidade de ensino”, explica a presidente da comissão, professora Katia Trevizan.

O questionário é constituído por questões discursivas e objetivas, a partir do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES). Por meio dos resultados da avaliação, é possível estabelecer quais são as fragilidades e qualidades, levando ao conhecimento dos gestores as necessidades de aprimoramento e aquilo que merece ser mantido, garantindo, assim, um bom funcionamento. Por isso, quanto maior for a participação, melhor e mais qualificado será os resultados.

“Com base nos resultados, a Comissão Própria de Avaliação da IDEAU organiza o plano de ação para as melhorias necessárias, juntamente com o auxílio dos órgãos institucionais competentes como NDE, Câmera de ensino e setores administrativos. Após a análise, as medidas necessárias são implementadas na instituição a curto, médio e longo prazo”, finaliza Trevizan.

CPA: o que é e para que serve?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi estabelecida pela Lei nº 10861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criando, a partir de então, um órgão colegiado permanente de coordenação no processo de Auto Avaliação Institucional. Na IDEAU, a CPA foi instituída pela ata de criação nº1, de 25 de junho de 2005. Esse é um importante instrumento de avaliação da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, bem como de aspectos estruturais e administrativos.

A comissão é formada por:

I – um representante escolhido pelo Conselho Superior da IES, na condição de Presidente da Comissão;

Il – um representante da mantenedora da Instituição;

III – um representante das coordenações dos cursos da Instituição;

IV – um representante do corpo docente da Instituição;

V – um representante do corpo discente da Instituição;

VI – um representante do corpo funcional da Instituição;

VII – um representante da sociedade civil organizada.

 

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