Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Clássicos da sociologia são debatidos a partir de estudo dirigido no curso de Agronomia
O estudo dirigido é uma técnica baseada no princípio didático de que o professor é o agilizador da aprendizagem. Nesse sentindo, dentro da disciplina de Sociologia, Extensão e Comunicação Rural, acadêmicos do quarto semestre do curso de Agronomia apresentaram e discutiram sobre obras clássicas e autores renomados da sociologia, entre eles: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
A professora responsável da disciplina, Letícia Azevedo, enfatiza que como a Instituição prima pela metodologia ativa, buscou tornar essa discussão dos teóricos um pouco mais colaborativa e atrativa, pois geralmente os alunos não tem muito encanto nessa parte mais teórica da disciplina. Assim, atuou apenas como mediadora/facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, pois a finalidade principal está na atividade de reflexão e no pensamento reflexivo. Dessa maneira, cada grupo recebeu um capítulo correspondente ao livro “Sociologia para não sociólogos – Os clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx” e após a leitura puderam discutir e abordar as principais teorias de cada um. Ao final a professora fez um quadro resumo comparando a perspectiva de cada clássico, bem como, o objeto da sociologia e o método.