Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU Campus Bagé participa do CONDEMA
Por determinação federal, todas as cidades devem ter um Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Entretanto, o grupo estava inoperante há mais de 10 anos em Bagé. A alta demanda no município fez com que profissionais da área se mobilizassem e reativassem o conselho. A primeira reunião de trabalho ocorreu na manhã de ontem, no salão Camilo Moreira, na prefeitura.
A primeira decisão do encontro foi a composição da diretoria. Norton Sampaio, representante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e João Luiz Bettervide, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram escolhidos como presidente e vice, respectivamente. A secretaria-geral ficará a cargo de Carolina Munhoz, do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU). Já a vice-secretaria, com Maria Beatriz Souza, do Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA). O mandato é de dois anos, com direito a uma reeleição.
Serão 16 instituições envolvidas. Dessas, oito da sociedade civil, quatro técnico-científicas e quatro da administração pública. As reuniões serão quinzenais. Conforme Sampaio, as principais pautas do grupo são plano de gestão ambiental, revisão da legislação e criação de comissões temáticas.
O presidente afirma que a gestão ambiental terá como função propor alternativas para o município resolver as demandas do meio ambiente. Ele utiliza como exemplos a situação do aterro sanitário, a recuperação do Arroio Bagé, arborização urbana e a educação ambiental. “A principal ferramenta que Bagé terá é o Condema. Ele não serve para defender instituições, mas o meio ambiente. Vamos propor ideias e fiscalizar. Mensalmente a prefeitura terá que prestar contas”, ressalta.
Para o secretário de Meio Ambiente, Antônio João Orabe, a reativação do Condema foi traçada como o primeiro objetivo de sua gestão frente à pasta. “É a forma mais democrática de fazer políticas públicas para o meio ambiente, algo que não tinha em Bagé. Espero que essas instituições possam contribuir para a área”, enfatiza.
Segundo o Diretor da Faculdade IDEAU Campus Bagé professor Luciano Munhoz, ressalta que “estamos muito felizes em sermos convidados a participar do CONDEMA, principalmente pela nomeação da professora Ms Carolina Goulart Munhoz para secretaria Geral, coroando o reconhecimento pela comissão ao trabalho que vem sendo realizado pela Grupo IDEAU em prol do desenvolvimento de nossa comunidade e região”.