Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU deve oferecer mais bolsas de estudo no próximo semestre
A Faculdade IDEAU fechou duas parcerias para disponibilizar bolsas de estudo: serão cinco por curso pelo querobolsa.com.br e, também, pelo educamaisbrasil.com.br. Conforme explicou o diretor da instituição, professor Luciano Munhoz, a seleção ocorre por essas duas empresas, que têm seus próprios critérios. As inscrições ocorrem pelos sites e podem concorrer as bolsas de até 50% alunos que querem ingressar na faculdade, ou seja, que não estão estudando.
Além disso, a partir do segundo semestre letivo deste ano, a Faculdade IDEAU conta com vagas para o Programa Universidade para Todos (100%) de forma ilimitada. Hoje, há oito cursos na instituição: Administração de Empresas, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão de Agronegócios, Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Marketing e Relações Internacionais.
Essas foram as formas encontradas para oferecer aos estudantes uma maneira de ingressar na IDEAU sem depender exclusivamente do Financiamento Estudantil (Fies). Conforme explicou Munhoz, todos os alunos que precisavam fazer aditamentos conseguiram dentro do prazo previsto. Contudo, comenta que, no decorrer do período, enfrentaram problemas com o sistema. Muitos estudantes também conseguiram ingressar – inclusive garante que esse foi o semestre com mais alunos pelo Fies. Para aqueles que não conseguiram, a instituição disponibiliza uma série de possibilidades, como redução de juros, descontos e parcelamentos. A ideia é que os alunos não deixem a instituição por não terem conseguido aderir ao Fies. Munhoz comenta que o impasse não prejudica a instituição, mas os alunos, por isso a preocupação.
Hoje, 50% dos estudantes da IDEAU são financiados pelo Fies. Porém, Munhoz garante que a faculdade não perde diante da redução do financiamento anunciado pelo governo federal. "Deixamos de ganhar", pondera. É importante lembrar que a IDEAU não enfrentou graves problemas para adesão de estudantes ao Fies, sobretudo porque seu reajuste foi de 3,2% – um percentual inferior ao máximo estipulado pelo Ministério de Educação para o Fies.
Também sobre isso, garante que é otimista e que, por isso, acredita que o financiamento seguirá disponível. Ainda assim, pondera que uma mudança deve ocorrer. Além disso, afirmou que a conversa com os estudantes é constante para o esclarecimento de dúvidas e orientação.
Fonte: Jornal Folha do Sul