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INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
23/06/2016

Ideau Bagé obtém recredenciamento com conceito quatro do MEC

A Faculdade Ideau Bagé foi avaliada pelo Ministério da Educação e recebeu conceito quatro – a nota máxima é cinco. Assim, obteve seu recredenciamento. Conforme a comissão avaliadora, a instituição de Ensino Superior "apresenta um perfil muito bom de qualidade". O diretor da Ideau Bagé, Luciano Munhoz, explicou que é a primeira avaliação pelo qual passa a faculdade após sua abertura, há cinco anos. Ele ponderou que o índice é considerado altíssimo e demonstra o alto padrão de qualidade da IES. Além da análise de informações e documentos apresentados pela Ideau, a comissão avaliadora realizou uma visita à estrutura, entre os dias 15 e 19 de maio.

A Ideau Bagé conta com os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Medicina Veterinária, Agronegócio, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e Relações Internacionais. Ainda, com cursos de pós-graduação como Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Agronegócio. Disponibiliza programas de financiamento estudantil, como a Bolsideau, Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos) e desenvolve projetos para a promoção da sustentabilidade socioambiental, como o Passarte – a arte de reaproveitar materiais escolares, e o Educação para a sensibilização ambiental – destaques na avaliação.

Aliás, a comissão apontou uma série de diferenciais, como o fato de que a Ideau Bagé "tem como política de extensão o apoio às propostas que contribuem para o desenvolvimento comunitário". A comissão destacou, também, que a faculdade "estimula seus alunos na busca de vivência e experiência que proporcione a interdisciplinaridade de conteúdo por meio de seus projetos de aperfeiçoamento teórico-prático, produções científicas com condições de publicação e apresentação em seminários".

Vale enaltecer, ainda conforme a avaliação,  que "as ações acadêmico-administrativas de pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística e cultural estão implantadas de maneira excelente". Isso por meio do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático – que objetiva a integração do conhecimento por meio do desenvolvimento da prática profissional com a participação de todos os docentes e discentes do semestre. Conforme a avaliação, diante dos documentos, reuniões com gestores, docentes e discentes "ficou evidenciado ser de conhecimento amplo, com regras definidas por políticas e diretrizes claras, apresentando resultados muito positivos e elogiado por todos os segmentos da IES".

Quanto à estrutura, a informação é de que atende as necessidades: conta com espaço amplo, segurança e acessibilidade – ressalte-se aí, sobretudo, os espaços de convivência e as salas de aula. Receberam conceitos máximos as ações referentes à inclusão social. "Em 2016, foram disponibilizadas 137 bolsas, que correspondem a aproximadamente 30% do total de discentes", argumentou a comissão avaliadora.

 

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