Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Juri Simulado é realizado no curso de Direito
Estimular a reflexão crítica em julgamento de casos difíceis, impasses éticos e conflitos interpretativos da lei. Com esse propósito, alunos do curso de direito das turmas 2017/2 e 2018/1 participaram de uma prática de júri simulado, no dia 26 de abril.
A atividade, organizada pela professora Quelen Kopper, na disciplina de Introdução à Ciência do Direito, tem como base o clássico “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, estudo fictício proposto pelo jusfilósofo Lon L. Fuller (1902—1978), que ensina as principais linhas de pensamentos jurisprudenciais em voga no final dos anos 1940 nos Estados Unidos. Mais de meio século depois, essa alegoria continua atual e atravessa as fronteiras dos sistemas jurídicos.
O caso, ajuda na compreensão das diferentes escolas de jurisprudência – Positivismo e Jusnaturalismo. Estão previstas mais atividades práticas de júri e audiências simuladas ainda para o ano de 2018, com a participação de todas as turmas do curso de direito.