Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
30/03/2015

Presidente do Sindilojas Bagé ministra palestra na Faculdade IDEAU Campus Bagé

      Acadêmicos do Curso de Administração nível III e V da Faculdade IDEAU Campus Bagé participaram de palestras sobre os conceitos de Riscos e Incertezas nas Empresas. O presidente do Sindilojas Nerildo Lacerda mencionou que “um risco designa uma situação futura conhecida já quando aborda-se Incerteza que é uma situação não conhecida das possibilidades. A estatística demonstra que 75% das empresas encerram suas atividades nos primeiros cinco anos, por falta de planejamento e desconhecimento, principalmente, sobre os riscos e incertezas no mercado. Planejamento é a palavra chave para o sucesso de qualquer empreendimento, aliado ao plano de negócios. Empresas como o SEBRAE possibilitam e auxiliam nestes quesitos, uma vez que procurados pelos empresários que desejam e almejam sucesso empresarial. Entretanto, por desconhecimento ou por resistência a novas tecnologias, muitos empresários se negam a este auxílio e tendem ao fracasso no empreendimento”, explica.

      Segundo Nerildo,  o Sindilojas Bagé, opera na retaguarda da atuação das empresas e filiado a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul – Fecomércio/RS. É uma entidade voltada à defesa dos interesses dos negócios, em todas as esferas e instâncias, fomentando o empreendedorismo e longevidades das empresas. Proporciona benefícios e congrega mais de 1300 mil empresas do comércio varejista na sua extensão de base, que em nossa região conta com os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado.

Conforme o presidente do Sindilojas,“os empresários locais devem estar mais abertos a estas tecnologias e ferramentas, para que o município e a região como um todo, se tornem promissoras e dinâmicas no mercado empreendedor”, salientou o palestrante.

      Na análise do Professor e Economista, Eduardo Mauch Palmeira, “o assunto abordado demonstra a necessidade de um bom planejamento e um plano de negócios adequado, aponta ainda que os futuros gestores tem uma excelente oportunidade de mercado, pois os temas são tratados em sala de aula e nos projetos acadêmico teórico-prático, o gestor avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Estar atento ao mercado local, regional, nacional e mundial, no fito de maximizar o lucro de sua empresa ou empresa que faça parte, está é a função do gestor do século XXI”.

Comentários